Confesse, no seu celular deve haver, pelo menos, uma dezena de músicas em inglês, não é mesmo?Mas já pensou em estudar usando elas como modelo?
Estudo + Música = ♥


Sim, uma forma eficiente de memorizar conteúdo é através de melodias (e você já deve saber disso desde aquela musiquinha da escola para aprender algo, rs) Então, que tal juntar o aprendizado em língua inglesa com a sua playlist? Yes, you can! Porém, antes de começar a ouvir todas as músicas do mundo é preciso tomar alguns cuidados, nesse post deixo três dicas que irão te auxiliar nessa tarefa.

1. Prefira música lenta


 Tudo bem, eu também AMO música eletrônica e rock, mas para começar a entender outro idioma o melhor é que o cantor esteja falando em um ritmo que possa ser seguido facilmente. Assim, foque nas baladas! Geralmente escutando de três a cinco vezes já dá para entender o que o artista quis dizer (isso para quem está no pré-intermediário, ok?)

2. Evite ‘bad words’


 Ás vezes os compositores usam palavras ofensivas em algumas músicas, então se você ainda não sabe o que é um bad word direito é melhor 'fugir' das canções com essas palavras. Já pensou memorizar um palavrão pensando que é uma gíria e usá-lo em uma entrevista de emprego?! Seria meio embaraçoso, não?

 Mas, como faz para não memorizar essas palavras com tantos feat.* nas principais músicas da atualidade?

 Os artistas _pelo menos a maioria_ também tem essa preocupação então, geralmente, fazem duas versões da mesma canção...Funciona mais ou menos assim:

->Clean= versão limpa, sem conteúdo ofensivo (dá até para deixar as crianças ouvirem hahaha)
->Explicit = versão ‘adulta’, com a escrita original e tudo o que o autor queria falar no momento independentemente de ser ofensivo ou não para alguns

 Alguns apps de música _ e o próprio youtube _ já colocam um aviso quando a música se enquadra em um desses tipos. Prefira a versão clean para estudar, pelo menos enquanto estiver no nível básico.

3. Escute o que você gosta


 Isso é muito pessoal, mas sim, se você não curte o artista, não vai adiantar ouvir a música dele 500 vezes. Quanto mais ‘gamado’ você for na banda mais rápido a música irá pegar e, consequentemente, seu vocabulário em inglês vai se ampliar cada vez mais.

 Eu mesma já tentei VÁRIAS vezes estudar usando Os Beatles, porém minha capacidade de reter os versos era bem gradual... Já com Duran Duran, Take That, U2 e A-ha além de aprender vocabulário ainda conseguia alguns ‘bordões’ que ficavam guardados para um uso eventual. Resumindo, não adianta ouvir a Kate Perry se sua preferida for a Adele ou escutar Metallica se seu estilo for mais Aerosmith. 

 Dê uma olhada nos artistas que já estão no seu celular e terá uma base de por onde começar.... Talvez na primeira ou na segunda tentativa seja um pouco complicado sincronizar a letra com a pronúncia, mas aprender ouvindo sua música preferida é, no mínimo, bem mais divertido do que ouvindo um diálogo de um livro.

Keep calm and let’s study!

*feat.= do inglês feature (something offered as a special attraction_fonte:wordreference) é a abreviação de featuring significa participação especial, muito comum em duetos na música, nesse caso o feat. geralmente canta o refrão ou uma segunda parte da música, como um rap.


 comente aqui!!

Gostou do post? Leia também: Inglês Fluente: A Saga ...ou seria uma novela? Parte II

 Curta nossa fanpage!!


19 Comentários

Maria Yasmin disse...

Uou! Gostei muito mesmo das dicas, vou usar com certeza! ♥
Bjuuuus

rosalucianna disse...

Que legal que gostou Maria! Beijos!!

Lucimar da Silva Moreira disse...

Aprender inglês ouvindo música é uma das formas mas eficaz, e que ajuda muito, gostei da sua sugestão, eu tenho muita vontade de aprender inglês, vou guardar a sua dica, bjs.

Ione Iaguczeski disse...

Adorei as dicas. Quem está aprendendo agora inglês isso é maravilhoso. Eu já havia usado esse truque lá no início quando eu aprendi inglês e olha,posso dizer que me ajudou bastante.
Está de parabéns pelo post,pois ajuda muitas pessoas.

Quebrei A Regra disse...

Adorei essas dicas e vou tentar fazer pra ver se dá certo =)
Bjus
Jaque
www.quebreiaregra.com.br

Mari disse...

Ótimas dicas, e ouvir música é uma maneira muito legal de estudar inglês!
Beijos
Mari
www.pequenosretalhos.com

É Tudo Vaidade disse...

Confesso que o que aprendi em inglês foi tudo graças à música. Não tem forma melhor, na minha opinião: ouvimos as músicas que gostamos e aprendemos corretamente a pronúncia.

Bjs!

Joana D'arc disse...

Oi
Eu uso alguns apps para aprender inglês 😀
Adorei suas dicas, são maravilhosas.
Bjo

coisas da vida disse...

menina essas dicas vao me ajudar bastante sou muitooo ruim em ingles vao me ajudar bastante

Daniela disse...

Essas dicas são ótimas! Tenho várias no cel, vou praticar!

Gisele Rocetti disse...

Músicas, Séries e Filmes são grandes aliados para aprendermos mais inglês!

Dri Gibelini disse...

Amei as dicas! Realmente aprender inglês com músicas é algo mto bom, eu gosto tbm de treinar assistindo seriados, já consigo entender quase tudo sem colocar legendas. Bjs

Maria Babona disse...

agora só ligar minha playlist e sair cantando adorei as dicas!

Marina Brum disse...

Adorei as dicas, apesar de compreender bem o inglês, adoro estar recapitulando e aprendendo coisas novas, muito boas as dicas.

Aline Ribeiro disse...

Adorei as dicas! E foi bom saber o pq das duas versões clean e explicit rs, estava até pensando nisso esses dias o pq das duas versões nasijksdaopikhdbeywudf

Érika Monteiro disse...

Oie, tudo bem? Gostei muito das dicas. Algumas pessoas acham inglês difícil, mas acredito que é questão de prática. Ainda mais se a pessoa gosta de música e começa treinar ouvindo e acompanhando a letra. Eu treino também assistindo séries, aprendi várias coisas. Beijos, Érika =^.^=

Melissa Kemmer disse...

Tenho impressão de que as músicas lentas são as melhores para aprender mesmo, acho mais fácil de ouvir e prestar atenção.

Luma Vieira disse...

Que post maravilhoso já tentei estudar inglês através de musicas e realmente aprendi muito na época, selecionei musicas ontem teriam o idioma certo das palavras sem muitas gírias. Agora depois deste post ate quero estudar novamente. Beijos

Elisangela Santos disse...

Muito bom...
Preciso mesmo aprender inglês e vindo assim de uma maneira prática vai ajudar bastante.

Deixe um comentário

Olá, gostou do post? Deixe seu recado aqui!
Ah, seu comment será lido por mim antes de aparecer no blog, ok!
Thank you!!