No mundo globalizado, falar inglês deixou de ser diferencial e passou a ser necessidade há algum tempo. E, assim, dependendo da área em que se trabalha não basta apenas saber se comunicar ou entender o que estão falando com você, é preciso ser fluente. Mas você sabe dizer o que essa fluência significa?




 Se você lê um texto, mas não consegue ver um filme sem recorrer às legendas ou se escreve mas ainda faltam palavras na hora de conversar com aquele seu amigo na internet, sinto informar que sua fluência ainda não está completa.

 O grande passo para alcançar a fluência no Inglês (ou em qualquer outro idioma) é praticar as quatro habilidades linguísticas: escrita (writing), fala (speaking), escuta (listening) e leitura (reading).

 Aí o leitor deve estar se perguntando:

 _ Mas se é tão simples, como as pessoas levam anos estudando e não saem do nível básico?

 O problema é que, geralmente, acabamos focando mais na habilidade em que somos melhores... Assim, quem gosta de ler acaba comprando vários livros e desenvolvendo um bom vocabulário rapidamente mas, se não houver um audiobook junto, muito provavelmente aparecerá algum problema de pronúncia, pois as palavras foram lidas sem codificar sua representação fonética.

 Já uma pessoa que convive com estrangeiros pode até adquirir um vocabulário extenso, porém, na hora de escrever,  poderá encontrar dificuldades e apresentar erros de escrita. Afinal, fica meio difícil pedir para alguém soletrar uma palavra a cada momento durante uma conversação.

 Então, qual habilidade é mais importante?



 Bem, quem deseja falar inglês muito provavelmente diria speakingMas falar qualquer coisa faz você se fazer entender e não 'conversar' propriamente dito. O ideal na hora de estudar é combinar os grupos de linguagem listening x speaking e reading x writing. Assim, os resultados aparecem de forma mais sólida e seu caminho para a fluência em língua estrangeira será menos árduo e com resultados positivos e duradouros.


Gostou do post? Leia também: 3 passos para começar a estudar inglês
 Curta nossa fanpage!!


17 Comentários

Jaqueline Campos disse...

Eu tô apaixonada com teu blog! Vai me ajudar demais, demais, demais! Vou logo favoritar aqui! <3

rosalucianna disse...

Que bom que está in love Jaqueline! Obrigada pelo carinho :)

Lucimar da Silva Moreira disse...

Nos dias de hoje o inglês é fundamental em quase todas as áreas, você sempre postando informações boas pra quem está estudando. Suas informações com certeza está ajudando muito. Para ser bem no inglês a pessoa precisa ser bem influente é essencial, bjs.

Joana D'arc disse...

Oi
Eu estou pensando em fazer um curso de Inglês, hoje em dia é super importante falar um segundo idioma
Bjo

Quebrei A Regra disse...

Que legal essas dicas para fluência em inglês. Sua informação foi super útil.
Bjus
Jaque
www.quebreiaregra.com.br

bruna bueno disse...

mulher seu post sempre me ajuda muito tem muitas dificuldades com o ingles e ajuda é sempre boa ainda mais porque pretendo fazer intercambio

Beatriz Almeida Sobrinho disse...

Creio que o passo para a fluência em qualquer idioma seria: escutar(mesmo sem entender), falar(aqui tentar reproduzir os sons), ler(aqui entra a noção dos significados), escrever. Podemos ver claramente essa sequência nas crianças. Ótimo post e boas dicas. Abraços

Stheffany Farias disse...

Ola tudo bem, adorei as suas dicas, facilita bastante na hora de estudar, eu sou uma pessoa que tenho muita dificuldade em estudar inglês, não sei o que acontece, mas é como se eu o enxergasse como um bicho de 7 cabeças kkkk mas quero muito começar ainda esse ano um curso de inglês.

-Beijos

Mari disse...

Muito legal as dicas sobre como ter fluência em inglês. Eu tenho que praticar minha fala melhor!
Beijos
Mari
www.pequenosretalhos.com

Renata Mendes disse...

Gostei das dicas, tenho muita dificuldade mas tenho fé que conseguirei um dia!

Alice Martins disse...

Olá, tudo bem ?

Eu simplesmente adorei o post, me lembrou de que preciso estudar mais para a minha proficiência que está se aproximando. Ainda não sou fluente no inglês, consigo escrever e ler muito bem, agora falar e entender é o meu grande problema, pois a rapidez acaba me atrapalhando um pouco, mas pretendo mudar isso em breve. Vou estudar usando as 4 ações juntas!

Beijos!

Completamente Misturado disse...

Boas dicas. Estou mesmo precisando kkkkk. Tenho muita dificuldade em aprender inglês, e sempre fico olhando dicas para ver se eu aprendo. Bom post😘👍❤

Érika Monteiro disse...

Oie, tudo bem? Gostei bastante das dicas. Para algumas pessoas falar inglês ou qualquer outro idioma é um tanto difícil, mas acredito que nada melhor que a prática para nos ajudar a sermos mais fluentes não é mesmo? Gosto muito de ouvir música e assistir filmes em inglês, ajuda muito. Beijos, Érika =^.^=

Erica Oliveira disse...

Eu sou péssima em inglês e acho que adquiri uma trava rsrs então por mais esforço eu não saio do to be rsrs culpa a minha professora da 7a série rsrs Agora espanhol eu ia bem e não tentei outras linguas rs

Faby Souza disse...

Olá, tudo bem?
EU amei o seu post, sou professora de inglês e preciso dizer que você resumiu direitinho o caminho da aprendizagem, mas é preciso enfatizar que a aprendizagem de qualquer coisa só se dá com a persistência de quem quer aprender, sem força de vontade não se vai a lugar algum.
Parabéns pelo post
Beijos

Gisele Rocetti disse...

Adorei esse post! =)
Não tenho muita facilidade para o inglês, mas séries tem me ajudado muito!

Literaleitura disse...

Super bacana esse post.

Abraços

Deixe um comentário

Olá, gostou do post? Deixe seu recado aqui!
Ah, seu comment será lido por mim antes de aparecer no blog, ok!
Thank you!!